UM EXTRAORDINÁRIO ENCONTRO COM A HISTÓRIA DA PARAÍBA
A estação de Bananeiras foi inaugurada em 1922 pela Great Western, como ponta de linha do ramal de Bananeiras. A estrada na época se chamava E. F. Independência ao Picuhy, e deveria ligar a estação de Independência (hoje Guarabira), saindo pela estação de Itamataí, na linha Norte da Great Western, à localidade de Picuhy. Em 1922, o ramal chegava apenas à estação de Manitu e ainda não havia atingido Bananeiras, mas a estação já estava pronta, no ponto mais alto da linha, embora os trilhos ainda não existissem.
Eles chegaram em 1925 e a estação foi então aberta. Em 1967 ela foi desativada e transformada em um hotel, ainda com outros proprietários. Em 2016 adquirimos a propriedade e iniciamos uma grande reforma que mudaria toda a ideia de hotelaria conhecida em Bananeiras, dando início a uma nova era para o turismo na região com qualidade e requinte colocando a cidade como um dos mais desejados destinos da Paraíba.
The Great Western of Brazil Railway Company Limited foi uma empresa ferroviária inglesa que construiu e explorou ferrovias no Nordeste do Brasil. Alguns capitalistas ingleses criaram, em Londres, em 1872, uma companhia que se destinava a construir ferrovias no Brasil trazendo o estilo inglês, espelhando-se na Great Western Railway Company, criada em 1835, e que fazia a ligação Liverpool–Bristol a Londres.
Após a reforma a Estação reviveu o seu esplendor com seus detalhes preservados e restaurados, transformando-se em uma referência de patrimônio bem cuidado e que conta a história de prosperidade e riqueza da era do café na Paraíba.
Conheça também os desafios da reforma da Estação Bananeiras e todos os detalhes arquitetônicos deste patrimônio histórico da paraíba. Clique aqui.