A construção da primeira ferrovia do Brasil foi concedida em 1852 a Irineu Evangelista de Souza (o Barão de Mauá). O trecho saia da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, e seguia em direção à cidade de Petrópolis (RJ), tinha 14,5 quilômetros de extensão e foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854 por dom Pedro 2º. Ela foi a primeira operação intermodal do Brasil, pois permitia a integração do transporte hidroviário e ferroviário.
Em Bananeiras a estação foi construída em 1922, porém, só após a conclusão total do túnel em julho de 1923 pode ser inaugurada, em 28 de novembro do mesmo ano ocorreu a passagem do primeiro trem no sentido da Estação Bananeiras, isto de forma provisória. Depois das grandes cheias de fevereiro de 1924, quando foi destruída a grande ponte de Cobé sobre o Rio Paraíba próximo a estação de mesmo nome, o tráfego ferroviário ficou interrompido no trecho entre Cobé e o Rio Grande do Norte, até a construção de uma ponte provisória de madeira sobre o rio Paraíba, o que durou alguns meses.
Em novembro de 1924 o primeiro trem de passageiros, também em caráter apenas provisório chegou à estação. Somente em 30 de julho de 1925 a estação de Bananeiras foi aberta para o tráfego oficialmente. Foram 15 anos para entregar 35 quilômetros, deveria avançar mais outros 35-40 km para atingir Picuhy, o que jamais aconteceu. Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal. Em 18/04/1970, o ramal foi oficialmente desativado.
Posteriormente a estação foi transformada em uma simples pousada onde por muito tempo funcionou atraindo visitantes locais, mas só a partir de 2016 que iniciou-se uma grande transformação, para fazer desta, uma das hospedagens mais sofisticadas da Paraíba e que colocaria Bananeiras na lista do destino do charme. Saiba mais detalhes dessa transformação clicando aqui.
O arquiteto responsável pela restauração e reforma deste lugar histórico foi Bruno Ferraz, que trouxe toda a sua experiência e sofisticação para a Estação Bananeiras. “A preservação e requalificação dos dois edifícios existentes, o terminal de passageiros e o armazém, resgata a dignidade de edificações históricas que precisam ser respeitas pelo seu passado econômico e valor cultural presente.” Disse Bruno.
Hoje a Estação Bananeiras é uma das hospedagens mais procuradas da Paraíba como o destino do luxo e relaxamento, onde o destaque está na sua beleza histórica e arquitetônica, na gastronomia e no clima agradável de Bananeiras. E essa histórica não acaba aqui, saiba como foi todo o processo de restauração e cuidado com a preservação deste patrimônio cultural e material da Paraíba. Clique aqui.